domingo, 15 de abril de 2018

Definição e principais benefícios dos Pré-Moldados de Concreto na Construção


Os elementos pré-moldados de concreto são essenciais na viabilização técnica e econômica de diversas construções.
Estas estruturas garantem benefícios importantes para uma construção como redução de custos, rapidez na construção, alta qualidade no produto e tantos outros benefícios.
Basicamente os elementos pré-moldados de concreto são peças estruturais moldadas fora do seu local definitivo na estrutura.
Ou seja, podem ser vigas, pilares, lajes ou qualquer outro elemento de concreto que é fabricado fora da estrutura e depois transportado e instalado no seu local definitivo.
Os elementos pré-moldados de concreto são geralmente moldados no canteiro de obras do próprio empreendimento.
Este tipo de construção é muito comum em obras de grande porte, como pontes e viadutos. Mas, nos últimos anos também têm sido utilizados em casas pré-moldadas e edifícios de pequeno porte.

Entenda a diferença de pré-moldados e pré-fabricado de concreto



Antes de mais nada é importante esclarecer uma confusão que existe entre muitas pessoas da construção civil, que é considerar elementos pré-moldados e pré-fabricados como sinônimos.

São bem parecidos, mas são diferentes. Até mesmo as normas que regulam estes dois tipos de estrutura são diferentes.
Para esclarecer de forma simples e prática tanto os elementos pré-moldados de concreto quanto a estrutura pré-fabricada são moldados fora do seu local definitivo na estrutura.
Entretanto a estrutura pré-moldada de concreto é a estrutura moldada em um canteiro de obras daquele empreendimento, tem um controle de qualidade menos rigoroso e dispensa o uso de laboratórios de análise.
Já a estrutura pré-fabricada é aquela produzida industrialmente. Possui um controle de qualidade muito mais rigoroso dos elementos produzidos e por determinação normativa deve ser avaliado por laboratório específico.

Principais benefícios dos elementos pré-moldados de concreto

A utilização dos elementos pré-moldados de concreto garante inúmeros benefícios à construção, veja a seguir alguns dos principais benefícios.

1 – Viabilidade econômica de construções:

O principal benefício é a viabilização econômica de algumas construções, quando comparado com as técnicas construtivas convencionais ou com as estruturas em aço.
Esta viabilidade econômica é consequência também de outros benefícios, como a redução dos prazos da obra que reduz custos indiretos e eliminação do transporte de elementos estruturais, quando comparado com estruturas pré-fabricadas ou metálicas.

2 – Produto com melhor controle de qualidade:

O ganho de qualidade é outro grande benefício na utilização de elementos pré-moldados de concreto.
Por exemplo, uma grande viga de ponte, quando é feita de forma pré-moldada é executada em um local seguro, plano e de fácil acesso a todos os profissionais, diferentemente quando executada in loco.
Isso faz com que os serviços sejam executados e verificados com maior precisão, garantindo de forma correta o cobrimento, o espaçamento entre barras e todos os detalhes executivos que envolvem uma estrutura.

3 – Redução do cronograma da obra:

Outro fator importante é a redução do prazo da obra. Como as peças são construídas em um local alternativo é possível executar diversas peças ao mesmo tempo.
Inclusive as peças que seriam impossíveis de serem construídas paralelamente em uma construção convencional.
Ou seja, é impossível construir uma laje do terceiro pavimento enquanto o segundo não estiver pronto em uma edificação convencional.
Nas construções pré-moldadas isso é possível, as lajes ficam armazenadas e podem ser instaladas posteriormente, reduzindo de forma considerável o tempo da construção.

4 – Redução do uso de escoramento:

Outro ponto importante é a redução considerável do uso de escoramentos.
Como as peças são fabricadas fora do seu local definitivo na estrutura, elas são instaladas somente quando já adquiriram certa resistência. Sendo assim não necessitam mais ser escoradas.al benefício é a viabilização econômica de algumas construções, quando comparado com as técnicas construtivas convencionais ou com as estruturas em aço.
Esta viabilidade econômica é consequência também de outros benefícios, como a redução dos prazos da obra que reduz custos indiretos e eliminação do transporte de elementos estruturais, quando comparado com estruturas pré-fabricadas ou metálicas.

2 – Produto com melhor controle de qualidade:

O ganho de qualidade é outro grande benefício na utilização de elementos pré-moldados de concreto.

5 – Precisão da dimensão dos elementos:

Outro benefício importante dos elementos pré-moldados de concreto é a precisão das peças estruturais fabricadas.
Todos sabemos que em uma construção convencional é comum a necessidade de adequações devido a diferenças de medidas de projeto e medidas in loco, conforme a construção está sendo executada.
Os elementos pré-moldados podem ser construídos com uma precisão milimétrica, evitando qualquer tipo de improvisação durante a construção da obra.

6 – Obra limpa e organizada:

A opção pelo pré-moldada garante também uma obra mais limpa e organizada. Elimina consideravelmente o desperdício de concreto durante o processo de concretagem, a geração de entulhos e a utilização de madeira.
Este tipo de tecnologia colabora com uma obra menor agressão ao ambiente, devido a melhor utilização dos recursos e melhor racionalização do processo construtivo.

7 – Ganho na vida útil da construção:

Por ter um melhor controle de qualidade da construção a obra ganha em vida útil. Pois garante um cobrimento perfeito, o concreto pode ser adensado corretamente e o processo de cura pode ser bem acompanhado.
A combinação de todos estes aspectos reduz consideravelmente a abertura de fissuras dos elementos e colaboram com o aumento da resistência do concreto.
Como pode ver a escolha pelos elementos pré-moldados de concreto pode trazer muitos benefícios para uma obra.
Entretanto a sua viabilidade depende de diversos aspectos, tudo deve ser colocado em uma balança para averiguar o que será melhor na relação entre custo e benefício para sua construção.

Fonte:
http://engenhariaconcreta.com/pre-moldados-de-concreto-definicao-e-principais-beneficios/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Legislação: Edifícios de uso público e comercial deverão ter plano de manutenção de sistemas de ar-condicionado

A Lei Federal nº 13.589, publicada no dia 4 de janeiro pelo presidente Michel Temer, torna obrigatória a execução de um plano de manutençã...